Itaipu atinge marca histórica de 2,7 bilhões de MWh acumulados

A hidrelétrica de Itaipu, na próxima sexta-feira (14/02), alcançará o volume de 2,7 bilhões de MWh de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984.

Segundo projeção divulgada pela binacional, a marca histórica produzida ao longo de 35 anos e nove meses seria suficiente para abastecer todo o planeta por 43 dias, reforçando o papel da usina para o desenvolvimento energético sustentável do Brasil e Paraguai, onde atende respectivamente a 15% e 93% desses mercados nacionais.

A UHE Três Gargantas, na China, maior do mundo em potência instalada, considerando a média de produção dos últimos seis anos, alcançaria esse recorde apenas em 2347.

Além de toda essa energia gerada, Itaipu também se consolida por ter atualmente os melhores índices de produtividade de todo o histórico, aproveitando ao máximo a água que chega nas comportas.

Para garantir a sustentabilidade da hidrelétrica para as próximas gerações, um projeto de modernização tecnológica das unidades geradoras está em curso, com expectativa de atualizar os sistemas de duas turbinas por ano. Como são 20 unidades, esta fase deve ser executada em dez anos.

 

 

FONTE: CANALENERGIA