ANM lança sistema público de monitoramento de barragem de mineração

A Agência Nacional de Mineração lançou a versão pública do sistema que gere as informações sobre barragens de mineração. O Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) está disponível aos cidadãos para acompanhar em tempo real como está a situação das barragens do país e disponibiliza informações como categoria de risco, altura, volume e método construtivo da barragem, dano potencial, entre outros.

O SIGBM já é um sistema conhecido pelos mineradores. Uma vez no sistema, os dados são cruzados e permitem que os fiscais gerenciem as informações reportadas, priorizem as fiscalizações e apliquem sanções. O sistema também avisa quando uma barragem aumenta o nível de emergência, exigindo e acionando ações preventivas e até mesmo intervenções.

A versão pública permite que o cidadão veja dados abertos da barragem como nome e CNPJ da empresa, estado e município em que se localiza, tipo de rejeito armazenado, estado de conservação, se ela está inserida no Plano Nacional de Segurança de Barragem (PNSB) ou se tem Plano de Ação Emergencial (PAE). É possível, também, fazer comparações entre barragens por regiões, estados ou municípios, gerar gráficos, tabelas e estatísticas e até ver uma imagem da barragem.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social – Ministério de Minas e Energia