ANEEL inova no sistema de recebimento dos formulários de segurança de barragens 2019

Com o objetivo de tornar o procedimento de preenchimento dos Formulários de Segurança de Barragens mais hábil e confiável, a ANEEL desenvolveu, para o ciclo de 2019, o Sistema FSBWeb. Neste ano de estreia, o sistema recebeu Formulários de 99,8% dos agentes detentores de outorga de energia hidráulica, percentual corresponde a 665 usinas.

Por meio do FSB, a ANEEL reúne dados essenciais para o enquadramento das usinas na Resolução Normativa nº 696/2015, além de receber avaliação dos agentes quanto ao Dano Potencial Associado e a Categoria de Risco da usina. Neste ciclo, além das informações obrigatórias solicitadas em versões anteriores do formulário, o agente de geração precisou detalhar questões relacionadas ao estágio de implantação do Plano de Ação Emergencial (PAE), ao histórico de acidentes e incidentes, à instrumentação e tratamento de anomalias e ao nível de segurança da barragem.

A fiscalização é constituída por metodologias específicas de monitoramento, a partir das informações de autoclassificação recolhidas no FSB, além das informações de posse da fiscalização em investigações anteriores. Ações à distância e presenciais – para avaliação e verificação das reais condições de classificação das barragens— são possíveis aprofundamentos desta etapa inicial.

 

 

FONTE: AID – ANEEL